• Endovale Site

Quando fazer Endoscopia em Criança?


Hoje a endoscopia digestiva pode ser efetuada em praticamente todas as crianças, inclusive os recém-nascidos, prematuros ou não, desde que seja utilizado o aparelho de calibre adequado.


A realização de endoscopia neste grupo etário deve ser efetuada sempre por profissionais muito experientes, selecionando bem o aparelho a ser usado, em sala devidamente equipada, e com sedação ou anestesia, a depender da idade e do biotipo da criança.


As indicações principais são hemorragia digestiva, vômito e regurgitação frequente, dificuldade alimentar, disfagia, atraso de evolução ponderal, além de anemia. Indicação por refluxo gastroesofágico, comum na criança até 11 anos de idade, é outra grande motivação para o médico indicar endoscopia em crianças.


Há igualmente indicações terapêuticas possíveis, como extração de corpos estranhos (peças de brinquedos, pilhas, moedas e outros objetos), dilatação de estreitamentos congênitos, entre outros.


A ingestão de moeda configura a maior indicação de endoscopia terapêutica em crianças no Brasil.


Os diagnósticos mais encontrados são: esofagite, gastrite ou os dois associados, e úlcera. É muito raro cânceres malignos que justifiquem a endoscopia na criança.


Quer saber mais? Acesse nosso site!

www.clinicaendovale.com

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo