top of page
  • Foto do escritorEndovale Site

Dicas para seu intestino funcionar regularmente


Reclamar e tomar laxantes são as atitudes mais comuns de quem sofre de intestino preso. Só que isso não resolve o problema. Na verdade, só complica a situação, uma vez que o problema não é, de fato, tratado. Mas há o outro extremo também...


Muitos acham que sofrem do problema só porque não conseguem ir ao banheiro diariamente. "O intervalo para eliminação das fezes pode variar de três vezes por dia a três vezes na semana e todos são considerados normais", afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, da Universidade Federal de São Paulo.


Além da frequência, o diagnóstico de um problema intestinal leva em conta sintomas como dor e distensão abdominal, esforço excessivo durante a eliminação das fezes, sangramento e sensação de insatisfação. Se, volta e meia, esses sinais incomodam você, atente para essas quatro dicas dos especialistas e ganhe mais qualidade de vida.


1 – Banheiro, aqui vou eu!


Procure manter horários fixos para sentar no vaso, mesmo que inicialmente não tenha vontade. Se for todos os dias depois do almoço, por exemplo, pouco a pouco educará o intestino. Desde que não haja desconforto, vá ao banheiro quantas vezes precisar. O importante é não segurar a evacuação!


2 – Santa água


O líquido é essencial para a formação de um bolo fecal macio e lubrificado. O consumo de fibras sem a ingestão de água pode fazer com que as fezes fiquem ressecadas, o que acaba dificultando a eliminação delas. Fica a dica: beba pelo menos 1,5 litro de água todos os dias.


3 – Sinal vermelho


Consuma alimentos pobres em fibras com moderação, pois eles podem deixar o trânsito intestinal lento: farinha branca, arroz branco, batata inglesa, fécula de batata, goiaba, caju, maçã sem casca, chuchu, biscoito salgado e chás preto e mate.


4 – Mexa-se!


A atividade física estimula os movimentos intestinais, o que ajuda a acabar com a prisão de ventre. Além disso, os exercícios liberam a tensão, melhorando a qualidade de vida em geral. Pratique atividades aeróbicas, como caminhada, ciclismo ou corrida, que auxiliam na eliminação de gases e aliviam a distensão abdominal.


Quer saber mais sobre esse assunto?

Acesse nosso site!


www.clinicaendovale.com

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page