top of page
  • Foto do escritorEndovale Site

Autossabotagem e a Perda de Peso



Autossabotagem é quando criamos obstáculos de forma consciente ou inconsciente que nos prejudicam na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos. Ela tem como principal raiz os medos e inseguranças gerados pela necessidade da mudança.


Com esses obstáculos criamos defesas que nos impossibilitam mudar o comportamento, comportamento este que nos levará a realizar tarefas e conquistar objetivos como a perda de peso.


Os obstáculos colocados em nossas vidas com a autossabotagem podem ser diversos, dentre eles destacamos alguns:


Crenças enraizadas e questões culturais: que são construídas e passadas por gerações. Como exemplo podemos citar, saúde relacionada ao comer e comemorações sempre entrelaçadas á comida.


Idealização: quando colocamos objetivos extremamente rígidos e distantes, fazendo com que não consigamos enxergar a necessidade de trilhar alguns passos antes, para que a realização deste objetivo seja real. Este comportamento tem grandes chances de gerar frustração, prejudicando assim o processo de mudança. Como exemplo, podemos citar quando iniciamos um processo de perda de peso e achamos que precisamos conseguir fazer atividade física todos os dias da semana, não entendendo que em muitos casos a introdução á atividade física precisa ser gradual, para se atingir o objetivo esperado.


Vitimização: quando nos colocamos em um papel de vítima e não conseguimos perceber que o ator principal da nossa vida somos nós mesmos, e que só nós podemos realizar as mudanças necessárias, sendo assim, as razões por não mudar o comportamento muitas vezes são colocadas em fatores externos.


Mas qual é o caminho para a mudança? Como conseguimos driblar esses obstáculos para atingir os objetivos que desejamos?


O primeiro passo neste momento é o autoconhecimento, com ele conseguiremos descobrir e aprender as ferramentas necessárias para construir o caminho da mudança. Um fator importante também é o protagonismo, quando entendemos que o ator principal de nossas vidas somos nós mesmos, e que nós somos a única pessoa que podemos ir atrás de ajuda para adquirir estas ferramentas geradoras de mudança, descobrimos o caminho para driblar esses obstáculos e atingir nossos objetivos.


Ou seja, autoconhecimento gera protagonismo que nos da abertura para criar estratégias para gerar mudança.


Com esta reflexão, busque se questionar sempre.


Você tem sido seu maior aliado ou seu maior sabotador?


Psicóloga Laís Renó


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page