top of page
  • Foto do escritorEndovale Site

Você sabe o que é a DOENÇA CELÍACA?



A Doença Celíaca é causada pela Intolerância ao Glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.

Ao longo do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção).

Os principais sintomas da doença são dor abdominal, diarréia e flatulência, mas esses sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa e são diferentes entre adultos e crianças.


O primeiro passo no diagnóstico pode ser exames de sangue com teste sorológico, como os anticorpos antitransglutaminase tecidual ou antiendomísio.

Se a sorologia for positiva, faz-se necessária biópsia duodenal para confirmação diagnóstica.


O exame de Colonoscopia é considerado o padrão ouro para diagnóstico da doença celíaca. Através deste exame é possível realizar biópsias variadas na parede do duodeno, primeira porção intestinal, logo após o estômago. O tecido retirado pela biópsia é estudado por um patologista através do microscópio, mostrando o grau comprometimento do intestino delgado.


O principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar os sintomas e promover a cicatrização intestinal.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page