top of page
  • Foto do escritorEndovale Site

Obesidade em Homens e Infertilidade!


A obesidade é responsável por desencadear diversas doenças e, atualmente, se tornou uma questão de saúde pública. A obesidade em homens em idade reprodutiva quase triplicou nos últimos 30 anos e coincide com um aumento na infertilidade masculina em todo o mundo. Há, agora, evidências emergentes de que a obesidade dos homens causa um impacto negativo no potencial reprodutivo masculino.

A embriologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei, Bruna Oliveira, explica que em quatro de cada dez casos de infertilidade estão relacionados diretamente com o homem, e o seu estilo de vida pode reduzir bastante a qualidade dos espermatozoides produzidos.

A obesidade, entre outros fatores, está associada a uma maior incidência de infertilidade masculina. “Apesar do homem manter sua fertilidade por mais tempo que as mulheres, o estilo de vida pode reduzir bastante a qualidade dos espermatozoides produzidos”, salienta a especialista.

Os resultados de vários estudos apontam para um aumento de parâmetros anormais do sêmen em homens acima do peso e um elevado risco para infertilidade em casais em que o parceiro masculino é obeso. A obesidade é, portanto, associada a uma maior incidência do fator de infertilidade masculina.

O excesso de peso não é resultado somente da má alimentação, mas também dos hábitos de vida e do metabolismo individual. Para garantir o emagrecimento com saúde, é importante fazer o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. A ajuda especializada para auxiliar na perda de peso gradual tem se mostrado muito eficiente na recuperação da fertilidade de homens com sobrepeso ou obesos.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page