Endovale Site

30 de jan de 20201 min

Obesidade em Homens e Infertilidade!

A obesidade é responsável por desencadear diversas doenças e, atualmente, se tornou uma questão de saúde pública. A obesidade em homens em idade reprodutiva quase triplicou nos últimos 30 anos e coincide com um aumento na infertilidade masculina em todo o mundo. Há, agora, evidências emergentes de que a obesidade dos homens causa um impacto negativo no potencial reprodutivo masculino.
 

A embriologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei, Bruna Oliveira, explica que em quatro de cada dez casos de infertilidade estão relacionados diretamente com o homem, e o seu estilo de vida pode reduzir bastante a qualidade dos espermatozoides produzidos.
 

A obesidade, entre outros fatores, está associada a uma maior incidência de infertilidade masculina. “Apesar do homem manter sua fertilidade por mais tempo que as mulheres, o estilo de vida pode reduzir bastante a qualidade dos espermatozoides produzidos”, salienta a especialista.
 

Os resultados de vários estudos apontam para um aumento de parâmetros anormais do sêmen em homens acima do peso e um elevado risco para infertilidade em casais em que o parceiro masculino é obeso. A obesidade é, portanto, associada a uma maior incidência do fator de infertilidade masculina.
 

O excesso de peso não é resultado somente da má alimentação, mas também dos hábitos de vida e do metabolismo individual. Para garantir o emagrecimento com saúde, é importante fazer o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. A ajuda especializada para auxiliar na perda de peso gradual tem se mostrado muito eficiente na recuperação da fertilidade de homens com sobrepeso ou obesos.

    150
    0