• Foto do escritorEndovale Site

Já ouviu falar sobre Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um termo aplicado a uma associação de sintomas que consistem mais frequentemente de dor e distensão abdominal, constipação (“intestino preso”) e diarréia. Muitos pacientes com SII alternam períodos de diarréia com constipação.

Caracteriza-se por uma doença funcional, já que possui ausência de anormalidades estruturais e bioquímicas em todos os exames complementares, laboratoriais e de imagem.

A causa de SII não se encontra completamente esclarecida. Acredita-se que haja uma hipersensibilidade visceral (“intestino mais sensível”), responsável pelos sintomas, que pode ser agravada pela ingestão de certos alimentos. Admite-se que seja um distúrbio multifatorial associado com alterações neurológicas diretamente relacionadas ao intestino.

Além da ingestão alguns de alimentos, os sintomas podem ser precedidos de alterações psicossomáticas, decorrentes principalmente do estresse.

Pacientes portadores de SII relatam dor e desconforto abdominais recorrentes seguidos de um ou mais dos seguintes sintomas:

- Mudança do hábito intestinal (constipação ou diarreia);

- Melhora total ou parcial da dor após evacuação;

- Distensão abdominal e flatulências.

Os sintomas podem estar presentes por meses, o que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, as queixas relatadas na SII são muito semelhantes aos sintomas de outras afecções do trato gastrointestinal, o que dificulta o diagnóstico.

O exame de Colonoscopia pode ser necessário para excluir outras afecções e o acompanhamento nutricional é imprescindível para a elaboração de uma dieta alimentar que favoreça a redução dos sintomas.

www.clinicaendovale.com